社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

Residências Temporárias de Emergência de Kunimi-machi Wanodai ~ Um toque especial no habitual bate-papo com chá ~

2011/10/03
 

Vamos cantar bastante no ônibus do karaokê-móvel para ter muita energia para o futuro!


▲“Estava sem vontade de cantar por muito tempo, mas hoje cantei e foi muito bom!”, revela a Sra. Toshiko Kanno.
Atualmente, a Sra. Kanno faz parte do “mimamori-tai” (grupo que zela pelo bem-estar) de Iidate-mura.

Em Date-gun Kunimi-machi, localizado no extremo norte de Fukushima-ken, existem quatro habitações temporárias e vivem também os habitantes de Kunimi-machi e Iidate-mura. Nesta edição, vamos apresentar o “ônibus karaokê-móvel (karaoke-junkai-basu) de integração dos moradores de habitações temporárias localizadas na província” que os moradores das habitações temporárias de emergência de Kunimi-machi Wanodai chamaram para tornar a hora do chá (ocha-kai) de sempre ainda mais animada.

▲No bate-papo com chá desse dia virá o ônibus do karaokê-móvel, e participarão na cantoria também os moradores das habitações temporárias das redondezas para que a reunião fique bem animada.

O ônibus karaokê-móvel que veio a Kunimi-machi no dia 10 de agosto faz parte do projeto de incentivo à recuperação que a Associação de Comércio, Higiene Cotidiana, Empresas Alimentícias e Vida Social da Província (de Fukushima) tem trabalhado. As pessoas que se reuniram no dia desse evento, após relaxarem um pouco batendo papo animadamente, foram todas para o ônibus cantar suas músicas favoritas de modo bem descontraído. “A vida enfim está voltando ao normal e resolvi vir. Cantei alegremente e isso me lembrou de outras atividades divertidas como o passeio ao onsen no grupo da terceira idade. Cantar lava a alma, não é?”, comentou a Sra. Hatsuyo Sato. Desde o desastre, as pessoas haviam esquecido o que é cantar, mas neste dia só se viam rostos sorridentes.
▲Sra. Fumiko Matsuura, do Comitê de Bem-Estar do distrito, que fará as saudações no local do evento

Pensando na integração da região de Kunimi-machi, a oficial do Bem-Estar do distrito a Sra. Fumiko Matsuura disse: “As pessoas estão com uma fisionomia muito boa! Em Iidatemura acabei fazendo amizade com o oficial anterior do Bem-Estar do distrito. Fiquei muito feliz de ter vindo. Também gostaria de divulgar aos moradores das casas emprestadas pelo governo sobre este tipo de atividade e melhorar a integração das pessoas”. As habitações temporárias são sem dúvida somente um lar passageiro, mas são muito importantes pelo fato de proporcionarem um local para tocar a vida adiante. A atividade da hora do chá também pode ficar mais animada com um evento extra.

Que tal vocês também, na região de vocês, fazerem algo parecido?
▲As pessoas se animaram com o karaokê como há tempos não se divertiam, e puderam se distrair um pouco.

この記事が気に入ったら
いいね!しよう