社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

Consultores de Apoio à Vida

2011/09/19
 

Continuaremos com as atividades de apoio que servem de ponte para o futuro das vítimas em abrigos.




Dentro de Fukushima-ken e em 32 conselhos municipais de assistência social está previsto o estabelecimento de 157 “Consultores de Apoio àVida”. Estes consultores têm a função de auxiliar as vítimas das regiões evacuadas e que foram realocadas em casas temporárias ou habitações de emergência públicas ou privadas, no que diz respeito a problemas do dia-a-dia, conselhos para suas vidas futuras, além de encontrar serviços e organizações que possam atender às necessidades destas pessoas. Pelo fato de pessoas de diferentes idades, especialidades e experiências empregatícias terem sido recrutadas para este trabalho, é oferecido um curso básico de treinamento por 3 dias, onde elas podem aprender o básico para exercer suas funções.


No primeiro dia de treinamento, o conselho de assistência social de Kashiwazaki-shi requisitou assistência às moradias temporárias localizadas próximas às áreas atingidas pelo terremoto. No segundo dia, o curso foi direcionado à compreensão da posição e dos deveres de um consultor de apoio à vida, além de mostrar como deverão ser feitas as visitas de porta-em-porta, como melhor compreender as necessidades das pessoas e os procedimentos de assistência em casos particulares. No terceiro dia, foram mostrados como criar conexões entre pessoas e organizações, e por último, também foram abordados pontos importantes relacionados à prevenção de crimes e desastres naturais. É relevante destacar a importância da experiência prática de trabalho dos consultores de apoio à vida, mas reconhecer a importância da organização e do trabalho em grupo também é um ponto essencial.



A primeira palestra foi realizada no dia 09 de agosto e contou com a participação de 47 pessoas. Até outubro estão previstos mais 5 treinamentos de 3 dias. Dentre os participantes, existem algumas pessoas que já visitaram as moradias temporárias, permitindo uma troca de experiências e opiniões enriquecedoras. Como parte importante das funções dos consultores inclui a assistência à reconstrução da vida das pessoas abrigadas, antes do treinamento é possível perceber ansiedade e nervosismo nos rostos dos participantes; mas, após o treinamento de 3 dias, é possível perceber uma maior conexão entre os participantes, bem como mais sorrisos e diálogos entre eles. No final do curso, os participantes assumiram seus postos de trabalho tendo consigo objetivos como “Primeiro, vamos fazer com que as pessoas se lembrem de nós nos apresentando com um sorriso no rosto”, “Não ignorar pequenas mudanças”, ”Vamos divulgar as últimas informações da maneira mais correta possível”.

Workshop do Conselho Municipal de Assistência Social e Consultores de Apoio à Vida 2011 (Básico)
Patrocinador: Conselho de Assistência Social de Fukushima-ken.
Co-patrocinador: Associação de Coordenadores Voluntários do Japão (JVCA)
Corporação de Serviço Social e Bem-Estar, Conselho de Assistência Social de Kashiwazaki-shi

この記事が気に入ったら
いいね!しよう